Solicitação de Credenciamento de Programa
1) Entre no Sistema da CNRM NESTE LINK . Se essa for a (sua) primeira entrada, cadastre o CNPJ da instituição ou o CPF de quem está preenchendo e escolha um login para acesso.
O sistema apresenta(rá) a seguinte orientação:
"O SisCNRM utiliza o sistema SSD do MEC para autenticar seus usuários e tramitar documentos digitalmente. Caso este seja seu primeiro acesso ao SisCNRM, você poderá se encaixar em duas situações. A primeira é a que você apenas solicita o acesso ao SisCNRM caso você já tenha um usuário cadastrado no SSD, caso contrário, antes de solicitar acesso, é necessário que você se cadastre no SSD. Para as duas opções clique AQUI ou no logotipo do SSD abaixo. É importante ressaltar que todos os documentos do sistema antigo, estão ligados ao CNPJ que você utilizava para a tramitação legal. Caso você se cadastre no SSD com outro CNPJ que não o utilizado anteriormente não conseguirá ver nenhum documento antigo, tampouco os dados dos residentes. Após solicitar o acesso ao sistema é necessário aguardar que a CNRM libere seu usuário para acessar o sistema efetivamente pelo menu Acessar o SisCNRM."
2) Entre novamente no sistema após receber a liberação para acesso. Selecione no menu horizontal superior - Instituição.
3) No menu vertical à esquerda clique em PCP → e em seguida em Criar
4) Escolha:
a. o tipo - Selecione (credenciamento provisório – para programa novo, credenciamento – para programa que estava em credenciamento provisório e deseja o credenciamento de 5 anos, recredenciamento – para programa já tenha credenciamento anterior),
b. especialidade e área de atuação (se houver) e em seguida clique em “salvar”, no canto inferior direito.
5) Preencha o formulário, lembrando que o programa proposto deverá obedecer aos critérios mínimos exigidos pela CNRM (resolução 2/2006 e resoluções específicas para algumas das especialidades). Preencha com cuidado, verificando se o formulário está completo. Se for necessário interromper o preenchimento bastará salvar a parte do trabalho já feita. O PCP só será remetido para a CNRM quando for selecionado Enviar (na coluna à direita).
6) Com o preenchimento concluído, abra o PCP (caso tenha sido fechado) e clique em “salvar e alterar sistema” no canto inferior direito
7) Quando abrir a tela “alterar situação do PCP”, no espaço “próxima situação” escolha “enviar para CNRM” e em seguida clique em “enviar” (ou salvar) no canto inferior direito (não deverá ser marcada a opção de “assinar digitalmente”)
8) Se o PCP não for enviado, o sistema irá solicitar o preenchimento do campo “comentário”. Clique dentro do campo e pressione uma vez a barra de espaço (no teclado). Em seguida, clique em “enviar”.
Atenção: Observe o disposto na Resolução CNRM 02/2005, que estabelece que o preenchimento de Pedido de Credenciamento de Programa (PCP) para programas novos (incluídos aí área de atuação e ano opcional) ou para aumento de vagas em programas já existentes só será aceito até 15 de fevereiro. Para credenciamento e recredenciamento o PCP poderá ser enviado em qualquer época do ano.
9) Após enviar o PCP para a CNRM mande uma cópia para a Comissão Estadual de Residência Médica através do e-mail ceremerj@hotmail.com
Marcação de Visita de Verificação
1) As visitas de verificação só poderão ser solicitadas e agendadas, por representante da instituição, nas reuniões mensais da CEREMERJ (datas disponíveis na página www.ceremerj.net.br), realizadas na sede da Sociedade de Medicina e Cirurgia, Av. Mem de Sá 197 – Centro do RJ. Nessa ocasião será escolhida uma comissão visitadora, composta por coordenadores de COREMES de outras instituições.
2) É importante anotar nome e contato de todos membros da comissão visitadora e aproveitar a ocasião para combinar os detalhes da visita, pois cabe à instituição solicitante fornecer os meios adequados para a realização da mesma: transporte, estacionamento, alimentação, hospedagem ou o que mais se fizer necessário.
3) A instituição deverá baixar do site da CEREMERJ o formulário para preenchimento do Relatório de Visita de Verificação. Preencha todos os itens onde são solicitados dados e informações referentes à instituição e ao programa - estrutura física, dados de produção, rodízio de residentes, semana padrão do programa, modo de avaliação do residente, etc, deixando em branco os itens que serão preenchidos pelos visitadores. O formulário preenchido deve ser enviado para ceremerj@hotmail.com e para os componentes da comissão de visitação. O programa só será visitado após o recebimento do formulário adequadamente preenchido.
4) Durante a visita a Comissão deve participar de três reuniões, previamente agendadas pela instituição:
a) Reunião com o diretor ou representante da direção (em caso de impedimento do diretor)
b) Reunião com a COREME, com os todos coordenadores dos programas existentes na instituição.
c) Reunião com todos os residentes. Esta reunião deve ser realizada em local que permita privacidade aos visitadores em sua conversa com os MR.
5) Devem estar disponíveis alguns documentos que possam ser solicitados pelos visitadores: regimento da COREME (cópia), livro de atas da COREME (só para leitura), rodízio dos residentes e escala de plantão (cópia), todos convênios ou acordos de cooperação com outros programas para rodízio de residentes (cópia).
6) Os formulários preenchidos pelos visitadores serão encaminhados à Comissão Estadual para estudo, relatados na plenária mensal da CEREMERJ e aprovados pelo Conselho Deliberativo.
7) O resultado da reunião da Comissão Estadual de Residência Médica deverá ser enviado à Câmara Técnica da CNRM até 15 (quinze) dias antes da reunião. O parecer da Câmara Técnica será analisado na próxima reunião plenária da CNRM, quando será emitido o parecer final.
8) Os pareceres elaborados serão protocolados e enviados para a Instituição (este procedimento se faz necessário posto que toda a documentação tem um número de processo e os resultados aprovados serão colocados no Sistema Geral da CNRM). As Comissões Estaduais deterão cópias de todos os documentos.
9) Só serão relatados na Plenária da CNRM os Processos que estejam completos: Pedido de Credenciamento de Programa (PCP) preenchido on line, Relatório de Visita e Parecer da Comissão Estadual.